ILUMINE A SUA VIDA FAMILIAR




O ambiente familiar deve ser o nosso alicerce, nosso refúgio, o local onde se possa recarregar as energias para continuar o grande caminho repleto de desafios que a vida nos oferece. Entretanto, nem sempre é isso que vemos. O que mais se vê atualmente são lares desestruturados ou desarmonizados. É de fato lamentável, pois sem a grande base que é o lar, os problemas se acumulam em todas as áreas, exigindo um grande dispêndio de energia, ocasionando desgastes emocionais, financeiros e de saúde.

Um lar harmonioso pode transformar uma vida em um paraíso, mas um lar cheio de brigas e conflitos certamente produzirá um verdadeiro inferno. Mas, como sempre digo, tudo está em nossas mãos. Temos dentro de nós a força necessária para construir um lar cheio de alegria e amor. Para alguns, talvez isso possa soar impossível, mas posso dizer seguramente que não é. Mais uma vez direi: ter um lar feliz é uma questão de decisão.

Desta forma, vamos estudar sobre o assunto para que possamos viver em um lar cada vez mais feliz. Não é tarefa fácil. Vai exigir empenho, paciência e principalmente muito amor para por tudo no seu lugar.



Por que o lar é lugar mais propício a formação de conflitos?


Muitas vezes, é tão fácil ser simpático, amável e querido fora do lar, mas parece que dentro de nossas próprias casas, acabamos por manifestar angústia, tristeza e até agressividade. Esta é uma questão que me é trazida com frequência. A resposta é que dentro de nosso lar, todos já conhecem todos os nossos defeitos e falhas e já construíram um conceito muito claro a nosso respeito. Assim, por mais que se tente mudar, a visão que a família tem de nós é como uma densa energia que faz com que nos comportemos sempre da mesma forma.

Precisamos entender que a lei da atração dos semelhantes também atua em nossa família. Não adianta dizer que você não tem nada a ver com essa família. Tem sim. Nasceu aí porque traz semelhanças intrínsecas com esta linhagem. E esta família é a família certa e maia adequada para que você possa evoluir e manifestar sua essência.

Porém, assim como um trem que anda sempre no mesmo trilho, temos dificuldade de manobrar o nosso comportamento no lar, que tende a se repetir eternamente. Isso é quebrado muitas vezes quando a família atravessa grandes dificuldades, como problemas financeiros graves e doenças incuráveis.

Mas então, o que fazer para mudar este quadro? Como deve ser o comportamento mais adequado no lar? A primeira coisa que eu diria é que não podemos exigir as mudanças dos outros, mas promover mudanças internas. Quando mudamos, o outro muda. É impressionante esse processo, quase surreal. Portanto, vamos estudar quais são os comportamentos que devemos ter para termos uma vida familiar iluminada.



Auto controle


Este é um ingrediente importante para uma vida familiar equilibrada. Não é porque estamos em casa que vamos falar qualquer coisa, levantar a voz ou descarregar os problemas trazidos da rua.

Algumas vezes recomendo fazer teatro em casa. Finja estar em um comercial de margarina, onde todos sempre são intocavelmente felizes e reluzentes. Sempre digo que qualquer coisa que queiramos inicia primeiro na atitude atual. Mesmo que não se sinta feliz ou cômodo com alguma situação, seja agradável e feliz em suas atitudes, semblante e palavras. Assim como para ficar rico fingimos ser inicialmente, também no ar, finja estar muito feliz e trate todos com alegria e prazer. O cenário começará a ser modificado. Não é fácil, mas persevere.



Alegria


O elixir da vida funciona de forma milagrosa dentro de um lar. Em ambientes sombrios, crescem inúmeros musgos. Assim também o é em lares desprovidos de alegria e sorrisos. Crescem aí os musgos da tristeza, angústia e depressão. Brinque, se divirta, coloque programas divertidos para assistir na TV e ria alegremente junto a seus familiares.

Conte piadas engraçadas. Conte também as coisas boas que aconteceram no seu dia. Mantenha o sorriso firme e afetuoso. Um sorriso franco tem o poder de iluminar poderosamente um lar onde já estão começando a aparecerem os primeiros musgos. Elimine-os através da alegria.



Servir


A mãe de qualquer pessoa é intocável porque ela serviu. Ninguém serviu mais a você do que sua própria mãe, o que a torna sagrada. Um dos segredos para que se tenha um lar feliz é a nossa capacidade de ser útil ao outro. Reserve um tempo para oferecer um pouco do seu tempo ou talentos aos membros da família.

Relacionamentos são como contas correntes. O ato de servir ao outro incrementa a conta corrente das relações. Mantenha sempre cheia a conta corrente com cada um dos integrantes de sua família. Obviamente, também precisamos de tempo para nós e também precisamos aprender a dizer não quando de fato não queremos algo. Mas muitas vezes não custa nada dizer um “tá precisando de alguma coisa? Posso ajudar?”



Perdoar


A maior parte das mágoas que carregamos provém de nossos familiares. Esperamos muito deles. Quando não correspondem a nossas expectativas, naturalmente nasce uma frustração que, se não cuidada, se transforma em mágoa. Como convivem ao nosso lado, geralmente vamos levando a vida e colocamos frequentemente a sujeira embaixo do tapete.

Reflita bastante sobre cada membro da família e verifique se tem algo que lhe tenha feito ou deixado de fazer. Coloque a luz do seu conhecimento sobre estas rusgas passadas e reverencie mentalmente este familiar. Logo explicarei o que é reverenciar.



Elogiar


Elogie muito seus familiares. O elogio é uma das formas mais concretas de amar alguém. Como sabemos, críticas só geram mais tristezas e mágoas e não promovem as mudanças necessárias. Se não tiver coragem de elogiar ao vivo, faça um caderno de elogios. Escreva algumas linhas diariamente elogiando seu familiar. As mudanças não tardarão em chegar.

O elogio é uma fonte de água pura, cristalina e purificadora instalada na praça de um lar feliz. Em um lar assim, todos progridem, cessam as acusações e críticas e a felicidade reina soberana.



Reverenciar


Olhando no dicionário, eis as definições da palavra reverência:

reverência

substantivo feminino

1.

veneração pelo que se considera sagrado ou se apresenta como tal.

2.

p.ext. respeito profundo por alguém ou algo, em função das virtudes, qualidades que possui ou parece possuir; consideração, deferência.

E é exatamente isto! Mentalmente, curve-se diante do sagrado que jaz no interior de cada um dos seus familiares. Veja somente as qualidade da brilhante essência de cada um. Este é o maior ato de amor que você pode manifestar em sua família.

Quando reverenciamos a essência de nossos familiares, mais e mais ela se manifesta e logo todos serão felizes e assim o lar terá sido transformado no paraíso tão necessário para que possamos crescer e vencer os mais diversos desafios desta vida.

0 visualização

Instituto Henrique Amaral

CNPJ 27.936.135/0001-10
Endereço comercial Av. Diário de Notícias, 200 Sala 1511 - Porto Alegre / RS

Email institutohenriqueamaral@gmail.com

Tempo estimado de entrega

  • Produtos online - entrega imediata

  • Treinamentos - envio da matrícula em 48h

  • Produtos físicos - 15 dias úteis

ATENDIMENTO POR WHATS:

Vendas

(51) 99826-2746

Secretaria 

(51) 98288-7870

Elite VAP

(51) 99310-9661 / (51) 99113-4745